Anuncie Já!



Foi realizada hoje (04/08) a III Conferência Municipal de Cultura de Entre Rios. O evento contou com a participação de cerca de 60 pessoas de diversos setores da sociedade civil e do Poder Público tendo como mediador Wdileston Souza que é Representante Territorial de Cultura do Litoral Norte e Agreste Baiano da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. O intuito desse encontro foi de discutir aspectos ligados às políticas culturais, ao mesmo tempo em que a Conferência serviu de plataforma para pensar as ações necessária à implementação do Sistema Municipal de Cultura que vai servir para captar recursos e que ao mesmo tempo é uma espécie de "ação de natureza técnica e política para o planejamento e gestão da cultura de forma integrada, potencializando a atuação de organismos  municipais, suas interações com os movimentos culturais promovidos pelas  comunidades e as relações do município com o Estado e a União" (conforme cartilha da SECULT-BA).




O primeiro momento foi dedicado a uma palestra sobre as políticas de Estado para a cultura e os desafios para a efetivação do Sistema Municipal de Cultura. Nesta etapa foram apresentados os elementos norteadores que serviram para a construção do Sistema e sobre a importância da adesão do município a está forma organizacional. Em seguida a palavra franqueada aos presentes pós em jogo as dificuldades das pessoas e grupos para angariar recursos devido a toda burocracia técnica desde a elaboração de projetos à prestação de contas e apontou-se como alternativa o suporte da Secretária Municipal de Cultura, Esporte e Lazer para junto ao Poder Executivo conseguir uma assessoria para capacitação das pessoas interessadas.

Seguindo a programação foram apresentados os eixos que orientaram a Conferência com a elaboração das propostas de ações para cada um deles discutidas entre todos na plenária. O primeiro eixo foi: Implementação do Sistema Municipal de Cultura sendo apontadas três ações no sentido de caminhar para o objetivo de constituição do sistema, o segundo teve como tema: A cultura no município: produção simbólica, cidadania e desenvolvimento que após levantadas as propostas foram igualmente aprovadas pelos presentes. Para acompanhar o andamento destas ações para os dois eixos foi formado um grupo de trabalho para acompanhamento das ações contando com (03) representantes da sociedade civil e (03) do poder público. Os escolhidos foram: sociedade civil - Matilde, Pai Regis (Reginaldo) e Roberto Meyer; poder público - Paulo, Maick e Fabiana Batista.


Após este momento, por meio de iniciativa própria de cada um, apresentou-se aqueles que se interessavam para a eleição dos delegados que irão representar o município nas Conferências Territorial e Estadual. Para o poder público (01 vaga) foi indicado Paulo, já para a sociedade civil (02 vagas) houve a votação e os eleitos foram Claudia com 14 votos e Pai Regis com 13 votos. A eleita com mais votos vai representar o município na Conferência Estadual de Cultura que será realizada em Alagoinhas entre 10 e 13 de outubro. Além disso, ambos irão participar nos dias 05 e 06 de setembro da Conferência Territorial de Cultura que será realizada em na cidade de Rio Real.

O momento serviu também para a escolha e votação daqueles que irão ocupar os cargos dentro do Conselho Municipal de Cultura (COMCULT). O poder público participará com 
(06) seis ocupantes e a sociedade civil pode escolher mais (06) seis representantes juntamente com seus suplentes. Diante da prontificação dos escolhidos e das escolhas de cada um dos presentes por aqueles que melhor podem representar a sociedade civil foram escolhidos os seguintes nomes para titulares e suplentes respectivamente: Pai Regis - Porto de Sauípe (17 votos); Célia - Massarandupió (7 votos); Matilde (7 votos); Roberto Meyer (6 votos); Evilásio - Formoso/Cinco Estradas (4 votos) e Adelmo - Lagoa Redonda (4 votos) - Suplentes: João Batista - Calçada Nova (2 votos); Fabiana - Porto de Sauípe (1 voto); Maria dos Passos - Catana II (1 voto); João - Sítio do Meio (0 votos) e Jairo - Cinco Estradas (0 votos).

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top