Anuncie Já!

31/01/2013

Texto publicado pelo Jornal A Tarde:
-
A Universidade Federal da Bahia (UFBA) assinou o Termo de Cooperação com a prefeitura de Entre Rios para, através do intercâmbio de informações tecnológicas e inovações metodológicas, compreender ações para os setores apícolas, o melhoramento genético, a pastagem do gado de corte e leite, além do treinamento de campo, a iniciativa tem o objetivo de fomentar a troca de experiências, aprendizado e o aprimoramento dos conhecimentos técnicos e científicos.

"Entre Rios conta com um espaço na área rural do município onde funciona a Fazenda Experimental da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia, assim, a população sempre esperou que o município atuasse em conjunto com a UFBA com ações na área da pecuária. Esta união se realizou através da confiança conquistada entre as partes". Informou a secretária de Turismo e Meio Ambiente de Entre Rios, Áurea Mércia Costa.

Equipes da prefeitura, da UFBA e da Associação de Apicultores de Entre Rios já iniciaram o planejamento no segmento apícola para este ano de 2013. Os demais segmentos serão trabalhados a partir do mês de março. Áurea Mércia informou que, além da UFBA, a prefeitura mantém também o Termo de Cooperação Técnica com a Escola Rural Tina Carvalho, da Fundação José Carvalho, na área de difusão tecnológica de mandiocultura.

As primeira atividades serão os cursos e oficinas da área de apicultura para atender uma demanda de capacitação da Associação de Apicultores de Entre Rios (Apirios). Os apicultores terão aulas teóricas e práticas sobre a produção de própolis, pólen e colheita de mel na Fazenda Experimental da UFBA, que fica no município. As atividades serão coordenadas pelo professor do curso de Zootecnia da UFBA, Guido Castagnino.

O município conta com 41% da sua população na zona rural, representada, na sua maioria, por médios e pequenos produtores e agricultores familiares. Uma das características da apicultura, segundo Castagnino, é ser desenvolvida pela própria família e de forma consorciada com outras criações de animais ou de atividades agrícolas. Essa área vem conquistando espaço no meio rural por ser de baixo custo e de fácil manejo e pode ainda aumentar a renda do pequeno produtor.

A Fazenda Experimental da UFBA realiza atividades acadêmicas e de pesquisa em apicultura, minhocultura e gado de leite. A expectativa é que, a partir desse convênio, novos cursos de capacitação e suporte técnico sejam desenvolvidos nessas áreas.

-->


- DIÁRIO DE ENTRE RIOS -

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top