Anuncie Já!

02 de novembro; foi o Dia de Finados. A data é uma tradição milenar, sendo um dos cultos mais antigos e que esteve presente em quase todas as religiões, em especial nas mais antigas.


Os entrerrienses e visitantes que foram até o cemitério municipal nesse dia prestar homenagens aos seus parentes se depararam com um cenário caótico.


Algumas carneiras abertas, outras tantas quebradas, algumas inclusive trazendo risco para os passantes, que tinham que desviar das mesmas para não caírem dentro delas. A construção desordenada de carneiras também é outro grave problema, fazendo com que o visitante se sinta em um verdadeiro labirinto. Não obstante, os poucos lugares por onde se pode transitar estavam oferecendo grandes riscos, pois, com a chuva o chão estava bastante escorregadio.


Temos que lembrar também, que além dos que foram visitar seus entes, há ainda aqueles que vivem nos arredores do cemitério, e convivem diariamente com este risco de serem contaminados; alguns ainda se queixam do mau cheiro provocado pelas carneiras abertas.

Importante frisar, os riscos a saúde, pois, estamos tratando de corpos em estado de decomposição, que atraem toda diversidade de insetos e roedores que servem como vetores de doenças. Outro problema constatado foi o da limpeza no local, o que pudemos constatar foi que o local encontrava-se bastante sujo como se pode notar na foto mais abaixo.

Segundo Rocival Pinto, funcionário público do município, a situação do cemitério municipal "é de um abandono total". "É uma situação de descaso do poder público", frisou. Outra entrevistada foi a Srª Elza, que afirmou: "tudo é tão desorganizado, que até mesmo para azulejar a carneira do meu filho não foi possível, por que tá tudo em cima uma dá outra. Pra chegar até a carneira tenho que dar uma volta grande".

Sabemos que o problema não nasceu com a atual gestão, porém, ela se perpetua ao longo dos anos e se encontra sem solução para a melhora do espaço. Enfim, esperamos que o poder público dirija uma maior atenção a esse problema a fim de tentar realizar ações práticas e eficazes.


Equipe Diário de Entre Rios

3 comentários:

  1. Triste ver as condições do cemitério da cidade. Também na cidade não tem velório municipal. Sr, Prefeito, veja a possibilidade de construir um velório municipal.

    Ednaldo de São Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Que triste, ver os nossos antepassados, que nos precederam, ter esse tratamento.Será que cuidar de cemitério não da voto? Estive na Suiça e ví como elss cuidam dos cemitérios que parecem o jardim do Edem.

    Carlos da Alemanha-Europa

    ResponderExcluir
  3. Ednaldo, interessante a ideia de se construir um velório municipal, já que aqui os corpos são velados em casa mesmo, e muitas vezes o espaço é insuficiente para todos que querem se despedir.

    Carlos, a situação é bastante complicada aqui, pensar no padrão europeu é sonhar alto; porém claro que os falecidos merecem descansar com um mínimo de respeito e dignidade.

    Obrigado a ambos pelos comentários.

    ResponderExcluir

 
Top