Anuncie Já!

Pra começar: Não estamos falando de partidos políticos. Pois é, apesar de muitos pensarem dessa forma, ser de direita ou de esquerda não é, necessariamente, fazer parte de um partido de direita ou de esquerda.

As diferenças entre estas duas formas de ver o mundo vão muito além dos partidos que abraçam as ideologias de um ou de outro lado da moeda. Definir se alguém é esquerda ou direita é algo que deve ser feito baseado em suas convicções e crenças sobre política, história, sociedade...


Divergências irreconciliáveis

Algumas diferenças podem ser bastante sutis, mas existem certos assuntos que podem tornar mais evidente o lado de cada cidadão.

1) Concepção histórica

Quem pensa ‘pela esquerda’ tende a crer que a sociedade avança de maneira linear, em uma evolução que tende a eras mais igualitárias, enquanto que os que têm vertente de direita acreditam que a evolução humana é aleatória e não se sabe para onde seguirá, ou até mesmo que o atual capitalismo é o “fim da história”.

2) Mudança x Conservadorismo

A direita defende o conservadorismo. Manter a “ordem”, com as desigualdades existentes, o direito restrito a serviços de qualidade e etc. A esquerda baseia-se num desejo de mudança e avanço, onde as classes mais pobres conquistem – de maneira gradual ou revolucionária – os direitos que hoje são privilégios de classes “dominantes”.

3) Distribuição de Renda x Acúmulo de Capital

Este é um dos fatores mais determinantes. Quem acredita que deve existir distribuição de renda, e o abismo social – diferença de renda entre os mais ricos e os mais pobres – deve diminuir, é de esquerda. Aqueles que acham que deve haver acúmulo de capital (dinheiro), independente da situação econômica alheia, tem um pensamento de direita.

4) Inclusão Social x Meritocracia

O pensamento de esquerda diz que todos devem ter acesso a serviços básicos como educação e saúde de qualidade. A direita defende que o direito a estes serviços deve ser privado, e conquistado com seu mérito na sociedade.

Esses são alguns dos pontos, mas não os únicos, poderíamos ainda citar individualismo/nacionalismo (de direita) x comunitarismo/internacionalismo (de esquerda), por exemplo, que podem orientar cada pessoa a fazer uma análise sobre si mesmo e descobrir: Você é de esquerda ou de direita?

1 comentários:

 
Top