Anuncie Já!



No domingo dia 25 de maio foi lançada a coleção Memória Praieira, com o livro Porto de Sauípe – memórias de um lugar da jornalista e escritora italiana radicada na Bahia há 25 anos, Marcela Ferri. A Associação de Moradores de Porto de Sauípe ficou lotada, havia fila para comprar o livro e para pegar os autógrafos da autora e da inspiradora do escrito, Dona Lita. Foram vendidos 174 livros em duas horas de evento.


Os convidados, grande maioria de moradores da vila, iam chegando e eram recebidos ao som do berimbau e da percussão. Em pouco tempo o salão estava repleto, muitos em pé acompanharam do início ao fim a apresentação formal do livro.

A mesa formada pelo diretor geral da Fundação Pedro Calmon/SecultBA, Ubiratan Castro de Araújo, a escritura Marcela Ferri, Márcia Tude, editora da Livro.com, Dona Lita, que inspirou o livro e pelo presidente da Associação de Moradores de Porto de Sauípe, Florisvaldo Alves.

Para Araújo, a Fundação cumpre, com este lançamento, o seu papel de fomentar a cadeia do livro e da leitura. “A parceria que foi formada com a Livro.com é justamente para que a distribuição do livro aconteça. Não adianta publicarmos livros e correr o risco deles ficaram nas prateleiras das bibliotecas públicas”, reforça o historiador.

O diretor disse também que o livro Porto de Sauípe - memórias de um lugar “é de vocês, é da comunidade. É importante que a Bahia e o Brasil conheçam as memórias praieiras do litoral baiano”, ressaltou.

A editora da Livro.com, Márcia Tude, observou em primeiro lugar, a parceria firmada com a Fundação e que a coleção Memória Praieira é um presente para a Livro.com. “A Fundação tem sido muito importante para as editoras baianas, tem aberto portas e temos de aproveitar”, reforçou.
Para ela, ter a Livro.com escolhida para editar a coleção Memória Praieira “é de uma alegria imensa”. E continua, “somos gratos e aceitamos o desafio. Aplicamos um formato diferenciado, um papel de muita qualidade, e textura. Vale ressaltar que o sucesso deste lançamento se dá também pelo apoio recebido de Diretoria do Livro e da Leitura da FPC, que nos confiou a tarefa”.

A escritora Marcela Ferri emocionada dizia que a sensação era de uma missão cumprida. Para ela o livro á dedicado à memória de um lugar não é mais o mesmo, que não é mais como antes.

Para a escritora, o livro é importante também porque serve de alerta aos gestores que ocupam economicamente as áreas comunitárias, para que não volte a acontecer o que houve com Porto de Sauípe. “É duro saber que a história se repete igual, em milhares de comunidades pelo mundo. É um processo que poderia ser evitado, se fosse respeitada e valorizada a cultura local e do conhecimento empírico”, ressente.

Ela conta que Dona Lita é a personagem inspiradora do livro. E que é símbolo da história da luta e do afeto de Porto de Sauípe. “Ela defende e luta por amor ao local e ao povo de onde vive. Ela é uma lutadora incansável”.
Fonte: Site da Fundação Pedro Calmon

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top