Anuncie Já!

A BM VIV Energia Renovável é uma empresa sediada em Viana do Castelo, cidade de Portugal. Sua área de atuação concentra-se na produção de painéis solares térmicos, painéis fotovoltaicos e iluminação pública com módulos fotovoltaicos. Os painéis solares fotovoltaicos são dispositivos utilizados para converter a energia da luz do Sol em energia elétrica. Veja como funciona o sistema painéis fotovoltaicos usados na iluminação pública no desenho abaixo.





Esse novo tipo de sistema de painéis solares, mesmo possuindo gastos muito elevados na construção, tornar-se-á em breve uma opção eficiente e rentável, principalmente devido ao aumento do custo dos combustíveis fósseis. Não obstante, as experiências e o desenvolvimento de novas tecnologias na produção de células solares têm apontado na redução dos custos das mesmas, indicando assim que este tipo de energia será tendencialmente mais utilizada. O projeto é um ambicioso plano no setor das energias alternativas que quer proporcionar a possibilidade de aquisição de produtos e equipamentos aos preços que só as centrais das grandes superfícies podiam até agora oferecer.

Mais voltemos ao Projeto VIV Brazil! Esse projeto nasce da união das empresas BManutenção de Instalações e Equipamentos (empresa que lidera o projeto), a Fourweb e a FW Import Export. O projeto ousado, tenta possibilitar a aquisição destes produtos em grandes quantidades, com um preço mais baixo e, consequentemente, com um aumento da rentabilidade das empresas aderentes.

Após visitar algumas cidades da Bahia, a cidade de Entre Rios foi escolhida para receber a primeira fábrica da empresa em território brasileiro. Segundo a Agência Lusa, a construção da fábrica começará em janeiro de 2012, recebendo esta empresa, benefícios fiscais das autoridades locais brasileiras e um terreno cedido pela prefeitura de Entre Rios.

A espectativa de investimentos é de cerca de 35 milhões de euros num período de dez anos. A previsão é que no início haverão 40 postos de trabalho diretos, e mais duas centenas de empregos indiretos nas empresas satélite para fornecimento de produtos e serviços para a fábrica do VIV Brazil. A respeito da mão de obra, em entrevista dada ao site OJE/Lusa, um dos representantes da empresa afirmou que: "Vamos, entretanto, começar a dar formação aos futuros trabalhadores e contamos iniciar a produção em Janeiro, em condições provisórias, nomeadamente num armazém cedido pela prefeitura local".

Segundo o mesmo entrevistado que não teve seu nome revelado pela agência, o Projeto VIV Brazil “vai precisar de fornecedores e estamos a tentar cativar o interesse de outros empresários portugueses para que se instalem também lá, permitindo assim criar um verdadeiro cluster desta área no Brasil".

Segundo a colunista portuguesa Sônia Sá, em novembro, o projeto VIV quer levar ao Brasil uma comitiva de empresários portugueses para apresentar aos investidores as condições que são oferecidas e dar a conhecer a realidade socioeconômica da região, do estado e do país. A ideia é criarem, juntamente com o VIV Brazil, um cluster empresarial ao mesmo tempo em que visam criar empresas-satélite para fornecimento de produtos e serviços para a fábrica do VIV Brazil.

Os planos dos investidores portugueses estão divididos em dois momentos. No primeiro, os objetivos passam pela comercialização de painéis para instalação em edifícios comerciais e residências, aproveitando as oportunidades de um segmento ainda com muito potencial naquele país. No segundo momento, a VIV Brazil pretende lançar no mercado outros produtos, por exemplo, postes de iluminação pública com módulos fotovoltaicos para abastecer lâmpadas LED, sistemas completos para aquecimento de água com a energia do sol e também bombas de sucção de água alimentadas pelos painéis.

A projeção da empresa, é que tudo dando certo com os tramites legais, já começará a funcionar a partir do mês de julho a primeira linha de montagem com os pioneiros painéis fotovoltaicos luso-brasileiros.

Quer conhecer um pouco mais dessa empresa? Acesse: http://viv-brazil.com/

Por Leandro Lins

4 comentários:

  1. Já era hora mesmo. Entre rios é um dos poucos municípios baianos que continuam de fora do processo de desconcentração da atividade industrial no estado da Bahia. Na maior parte dos municípios, principalmente do Recôncavo e Litoral Norte foram instaladas fábricas de médio e grande porte como forma de impulsionar o desenvolvimento local/regional em diferantes microrregiões e descentralizar a produção industrial no estado, antes concentrada apenas na Região Metropolitana de Salvador. É rezar para que o empreendimento venha mesmo e atraia outros investimentos e gere emprego e renda para os entrerrienses, tão massacrados por políticos que sempre souberam tirar proveito próprio em sua gestões e muito pouco ou quase nada em favor da população.

    ResponderExcluir
  2. O EMPREENDIMENTO ESTÁ AI,NÃO E MAIS UM SONHO E REALIDADE POVO DE ENTRE RIOS,PARABENS PREFEITO VC E VENCENDOR E AINDA VAI BRILHAR MUITO.E A VCS DIARIO DE ENTRE RIOS VCS VÃO LONGE E EU SOU A ADIMIRADORA NUMERO UM.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo incentivo,

    Gostaria apenas de relembrar, que quando comentar coloque o nome para podermos identificar e responder de uma melhor forma.

    ResponderExcluir
  4. Com grande satisfação que leio uma reportagem como esta, descrevendo/informando os passos para a instalação desta empresa na cidade de Entre-Rios, eu que fui morador até o ano de 1990, quando saí para continuar os estudos do 2º grau e ainda vivi, um pouco dos bons tempos da querida cidade quando não nos preocupavamos com assaltos, drogas, assassinatos, etc.
    Hoje, mesmo de longe, acompanhamos os problemas que o povo vive e temos a convicção que, ações como está da criação do Parque Industrial, trarão para a cidade e população bons frutos. Claro que para isto, será necessária a atenção e comprometimento de quem de direito e o povo deve cobrar isto e outras tantas coisas dos seus governantes de maneira lícita e dentro da lei.
    Sucesso a Entre-Rios e seu povo e estamos de olho...

    ResponderExcluir

 
Top