Anuncie Já!

Ao assumir a delegacia de Entre Rios, no Litoral Norte, em julho de 2008, o delegado Antônio Luciano Lima notou que aproximadamente ¼ da população do município não tinha atendimento policial adequando nos três principais povoados, localizados no litoral. Teve então uma ideia simples e eficaz, inspirada na solução do ditado popular “Se Maomé não vai à montanha...”.

Duas vezes por mês a delegacia de Entre Rios se desloca até o litoral cumprindo um calendário previamente agendado e com todo o aparato necessário para prestar atendimento nos povoados de Massarandupió, Porto Sauípe e Subaúma, que têm população de 12 mil habitantes, mas que chega a dobrar durante o Verão. Com esta iniciativa, Luciano Lima conquistou o 2º lugar no Prêmio Boas Práticas 2011.

A delegacia itinerante atende com uma viatura deslocada para associações de moradores,  com autoridade policial, escrivão e investigador munidos de computador portátil e impressora. Este aparato permite dar continuidade a investigações, registrar ocorrências, realizar audiências de solução pacífica de conflitos; instruir procedimentos (inquéritos; termos circunstanciados; boletins de menores infratores); intimar pessoas; cumprir mandados judiciais de prisão e busca e apreensão; fazer patrulhamento; levantar informações criminais; e também realizar palestras com a comunidade sobre segurança pública.

“Nossa ideia foi facilitar a vida do cidadão, principalmente daqueles que não têm condições de se deslocar até Entre Rios para buscar atendimento policial”, diz Luciano Lima, que é paranaense e vive há dez anos na Bahia.  Estar entre os dez finalistas do prêmio é motivo de alegria para o delegado, que vê como principal mérito do prêmio o reconhecimento à iniciativa. “É bastante estimulante pra mim e para toda a equipe da delegacia de Entre Rios o reconhecimento a este trabalho”.


As visitas agendadas aos povoados do litoral têm  criado um novo cenário de maior agilidade na conclusão dos procedimentos, realização de prisões, cumprimento de mandados judiciais, pacificação de conflitos,  além do  fortalecimento de parcerias com as comunidades. 

Veja aqui o vídeo sobre o premiado.


Fonte: Site do Portal do Servidor da Bahia

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top